sexta-feira, 29 de maio de 2009

Evite desperdícios na cozinha

Evite desperdícios na cozinha


Evite desperdícios na cozinha: procure consumir os alimentos por inteiro,
desde o talo até as folhas. Veja como, aqui!

Muitas vezes, o desperdício de comidas acaba sendo excessivo. Se pararmos
pra pensar, a quantidade de alimentos que jogamos fora entre folhas e
cascas, sementes é espantosa, principalmente quando estas podem ser, às
vezes, até mais completas em nutrientes do que o que consumimos.

Em um vocabulário mais simples, praticamente tudo o que acabamos dispensando
pode ser reutilizado de uma forma adequada e mais proveitosa do que o
próprio alimento que estamos lidando. Talos, folhas, sementes e cascas, são
muito ricas em nutrientes, e principalmente os que nosso corpo mais precisa.

De acordo com o nutrólogo Maximo Asinelli, os alimentos devem ser
aproveitados 100%. "Uma dica que pode ser muito interessante é cozinhar os
alimentos sem descascá-los. Dessa maneira a casca projete a perda de
nutrientes durante o processo, trazendo maior benefício a quem o consome",
enfatiza.

"Algumas pessoas acabam achando que falando assim devem consumir as frutas
inteiras, como comer uma banana com casca. Evitando exageros, o certo é não
desperdiçar essas cascas e reaproveitá-las de outra maneira, como, por
exemplo, em vitaminas", explica Asinelli. Essas misturas podem parecer
estranhas a primeira vista, mas com certeza não irão afetar no sabor do que
for consumido.

O interessante é lembrar que tudo pode ser reaproveitado. "Não se deve ter
medo de experimentar. Apesar de parecer meio estranho, as pessoas não podem
negar sem ao menos experimentar", afirma. Com tanta informação, o principal
agora é testar e não ter medo de arriscar.

Por Doutor Maximo Asinelli
Médico Nutrólogo

terça-feira, 26 de maio de 2009

Poderosas da semana



Madonna – pegar um gatinho como Jesus merece tudo (mesmo que ele negue enfaticamente)

Hillary Clinton – ou as pessoas realmente acham que Barak Obama está governando sozinho?

Ana Paula Arósio – mesmo fora das novelas é lembrada de vez em quando.

Susan Boyle – feia, mocoronga, mas deixou todo mundo calado, emocionado e vai para a final de um programa de calouro.

Sharon Stone – aos 51 anos, ela deixa muita menina de 20 no chinelo, apesar de algumas evidencias de plástica na face...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Estilo: a deselegancia discreta de Leticia Sabatella

Na novela "Caminho das Indias", Yvone, personagem de Leticia Sabatella, está sempre impecável. Vai ao shopping pela manhã com uma roupa com que ela poderia ir a uma audiência com o Governador ou mesmo a um casamento. Mas, no real, Leticia é mais despojada. Vira e mexe, é vista com trajes de toques orientais como saião, bata, sapato rasteiro. Ela criou seu estilo e usa e abusa dele. Mas, quem é linda como ela precisa de muito pouco para realçar ainda mais sua beleza embora alguns trajes, vamos e venhamos, pareçam malafrojados ou fora do tempo.
 
Fatima Dannemann

De perto, ninguém é normal

         Todas as noites, no horário nobre, entre um número de dança indiana e um de gafieira, Tarso (Bruno Gagliasso) tem alucinações, ouve vozes, amanhece dormindo na praia. Caminho das Índias de Glória Perez, novela que a Rede Globo exibe às 21h mostra que o que a sociedade chama de "doido" ou "maluco" muitas vezes são pessoas que poderiam levar uma vida "normal" com a assistência adequada. Mas, o que a novela não mostra é que muito do comportamento humano é esquisito e que todo ser humano está  sujeito a transtornos mentais de maior ou menor grau do que os mostrados na novela.

 

Maria de Fatima Dannemann

 

            Einstein aparece em uma foto fazendo careta. Van Gogh cortou a orelha. Manias esquisitas, sim. Mas para o público eles são apenas gênios. A Princesa Diana foi internada várias vezes devido as crises de bulimia. Mas todo mundo só se lembra de sua "elegância" e "esbelteza". No entando, se um vizinho começa a gritar  ou xingar o prédio em frente em plena madrugada todos dizem que é porque ele é "doido", uma "ameaça a sociedade" e deveria "ser internado".  O vizinho e Tarso, personagem de Bruno Gagliasso em Caminho das Índias, vive um problema que a sociedade esconde mas que está acometendo cada vez mais pessoas por uma série de fatores segundo dizem os psiquiatras: um transtorno mental.

          Depressão, esquizofrenia, bulimia, anorexia, transtorno bipolar, TOC, fobias, síndrome de pânico, todo mundo está sujeito a elas segundo os médicos. O que impede, muitas vezes, o tratamento desses transtornos é o preconceito contra a atividade dos psiquiatras e psicólogos, o isolamento a que a sociedade impõe aos portadores dos transtornos, e até a crença de que a pessoa está "possuída" por algum "espírito ruim". As vezes bastaria medicamento e terapia para que a pessoa revertesse o quadro negativo e voltasse a ter uma vida normal e produtiva.

 

Volta por cima

 

        Doenças como a esquizofrenia são associadas ao mendigo de rua, ao "doidão" do colégio que fala arrastado,  a mulher abandonada pelo noivo que jura ter mais de uma personalidade ou ainda ao cara que anda de chapéu pontudo dizendo que é Napoleão. O que muita gente nem desconfia é que mais de uma pessoa deu a sonhada volta por cima e um deles ganhou até o Prêmio Nobel. Foi o caso do matemático John Nash, norte-americano que sofria de esquizofrenia na adolescência, mas conseguiu reverter seu quadro e ganhar o Prêmio Nobel de 1994.

        Glória Perez contou em entrevista antes da novela porque resolveu mostrar o mundo dos doentes mentais. "Bahuan, personagem do Márcio Garcia, é um intocável. Os nossos intocáveis são os pacientes que têm doença mental. As pessoas não gostam de chegar perto delas porque têm medo de ser agredidas, contaminadas". Para escrever o drama de Tarso e o trabalho de Aida (Totia Meireles) e Dr Castanho (Stenio Garcia), Gloria foi ao Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ), Nise da Silveira, Pinel. "Percebi que quando se oferece a essas pessoas possibilidades para se expressarem, elas melhoram muito. Aliás, a banda Harmonia Enlouquece, do CPRJ, faz parte da trilha de Caminho".

        A psiquiatra Nise da Silveira, que Gloria homenageia na novela, era contraria a todo tratamento desumano ministrado aos doentes mentais. Nascida em Maceió, Alagoas, em 1906, ela morreu no Rio de Janeiro em 1999. Formou-se em Medicina na Bahia em 1926, única mulher entre 157 rapazes, mudou-se para o Rio em 1927 e em 1933 foi reconhecida como psiquiatra. Nise da Silveira foi militante da Aliança Nacional Libertadora( ANL). Durante a Intentona Comunista foi denunciada por uma enfermeira pela posse de livrosmarxistas. Esta denúncia levou à sua prisão em 1936 no mesmo presídio onde se encontrava preso Graciliano Ramos e ela se tornou personagem do livro Memória do Cárcere. Nos anos 50 ela fundou o Museu de Imagens do Inconsciente, e foi pioneira na psicologia junguiana no Brasil.

 

Mudanças

 

      Os casos extremos existem e necessitam cuidados. Mas muitos dos hospitais mudaram o aspecto de "penitenciaria" que tinham antigamente. Hoje muitos desses serviços funcionam como hospital-dia. A pessoa vai, participa de tratamento, terapia, etc e de noite volta para casa. No entanto, Durante séculos as pessoas com sofrimento mental foram afastadas do resto da sociedade, algumas vezes encarcerados, em condições precárias, sem direito a se manifestar na condução de suas vidas. Mesmo assim, as atitudes negativas os afastam da sociedade de maneiras mais sutis, mas com a mesma efetividade.

      Tarso tem a seu favor a irmã, o avô e a namorada. Tem, entretanto, duas poderosas forças contra ele. O pai, Ramiro (Humberto Martins) que agora finge que não vê e nada está acontecendo) e a mãe, Melissa (Christiane Torloni) que destila todo seu preconceito contra os transtornos mentais e a psiquiatria ao jogar fora os remédios e proibir que o filho continue a fazer terapia. Foi a pressão de Ramiro, que queria por que queria ver o filho trabalhando na empresa da família e os delírios da mãe em achar que nenhuma namorada estaria a altura de seu "príncipe" que levaram o personagem de Bruno Gagliasso à "loucura".

      A novela descreve apenas o problema de Tarso e de outros garotos com transtorno semelhante. Mas, quem for analisar o comportamento de outros personagens de outras novelas vai ver que, como diria a música Vaca Profana, de Caetano Veloso, de perto ninguem é mesmo normal. Raul se achava inferior ao resto da família e concordou até em simular sua própria morte. Os indianos não deixam de ter uma espécie de TOC ao evitar sombras para não ser "contaminados pelo dalits". Christiane Torloni tem alguma fobia ao envelhecimento. E Zeca é o valentão que esconde algum tipo de fraqueza ou covardia. Na Malhação, Veridiana, a malvada, sofre de bulimia – que é tão transtorno mental quanto a esquizofrenia de Tarso. Sem falar as inseguranças, medos, depressão e transtornos alimentares que a televisão provoca no público em seu noticiário e até em programas mais "amenos".

quinta-feira, 21 de maio de 2009

uma receitinha para o lanche


Muffins de iogurte, laranja & chocolate

* 2 xícaras de farinha de trigo
* 1 xícara de açúcar
* 1 colher de sobremesa de fermento
* 2 colheres de chá de raspas laranja
* 1 pitada de sal
* 2 ovos
* 1 pote de iogurte integral ( 200g.)
* 1/4 de xícara de manteiga derretida
* 1/4 de xícara de mini lascas de cacau ou chocolate granulado


Em um recipiente, misture, manualmente, a farinha, o açúcar, o fermento e as raspas de laranja.
Em outro recipiente bata ligeiramente os ovos, acrescente o iogurte e a manteiga derretida. Misture.
Junte as duas misturas e mexa.
Acrescente o cacau em lascas/granulado e misture delicadamente.
Encha com a massa metade da altura das forminhas de papel, que devem estar dentro de formas de metal próprias para muffins, ou forminhas de empadas.
Leve ao forno preaquecido a 180°C/ 352°F por aproximadamente 25 minutos.
Retire do forno e deixe que esfriem sovbre uma grade para que não fiquem úmidas no fundo.
Rendimento: 14 muffins médios

recebido de Regina Helena da lista A Cozinheira


Que fim levou: Os jetsons

Nos anos 60, uma família futurista apareceu nos desenhos animados. George, Jane, Judy, Elroy, alem do cachorro Astro e da robô-doméstica Rosinha moravam numa espécie de torre, usavam engenhocas de todo o tipo para cozinhar, dormir, teletransportar, receber e enviar mensagens em episódios muito engraçados. Produzida pela Hannah-Barbera de 1962 a 1963, foi exibida na TV Excelsior, e depois de 1985 a 1987, sendo que a versão produzida nos anos 80 fora exibida pelo SBT. Ganhou também versão revista em quadrinhos e seu sucesso se deve por introduzir no imaginário popular o que seria o futuro da Humanidade (que aliás ainda nem aconteceu).
O desenho acabou sendo uma espécie de parceria com Os Flintstones, também da Hannah-Barbera mas retratando uma típica família americana na idade da pedra, e em alguns desenhos especiais as duas famílias se encontraram em aventuras muito engraçadas. Para quem gosta de desenhos a moda antiga, os desenhos estão disponíveis em DVD.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Poderosas da semana



Priscila, do BB9 - por "descobrir" que o grande barato não é ganhar o BBB, mas aproveitar as chances de uma honrosa segunda colocação (que nem Grazi Massafera, por exemplo)

Débora Bloch - por estar dando uma interpretação correta a Silvia de Caminho das Indias. Dramática mas sem "chorosidade" em excesso.

Madonna - que vai casar de novo. Pelas leis da Cabala e com um cara chamado Jesus...

Louise Cardoso - que ressurgiu das cinzas das "esquecidas" das novelas e aterrissou na Malhação como uma divertida titia.

Ana Hickman - loira, de manhã? La Hickman, além de bonita é bem simpática. Vale dar uma conferida.

sábado, 16 de maio de 2009

Reiki, Pilates, Danças Circulares e um lugar para quem gosta de grutas

 
 

Curso de Reiki – Para terapeutas corporais, transpessoais e interessados em aprender mais sobre este tipo de cura natural, com o professor Luis Antonio Alvim de 26 a 29 de maio das 19 as 21 horas no Holambras – rua das Dálias, 293, Pituba, Salvador, Bahia – 3451-1936.

 

Pilates – Funcionando no Sport Fitness, o mais novo estúdio de Pilates de Salvador, oferecendo ainda drenagem linfática, Acupuntura e Massagem relaxante. No Shopping Ponto 7, Rua Ceará, Pituba.

 

Danças circulares – A instrutora Sirlene Barreto ministra aulas em grupos terças 19h30 e sextas 7h30 na Pituba – informações e inscrições pelo telefone 3452-2523 ou pelo e-mail

projetovivaadança@terra.com.br

 

Link Legal – Sabiam que a maior concentração de grutas e cavernas da América do Sul está em Iraquara? Pois leiam mais no boletim Mais Bahia

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tudo o que você gostaria de saber sobre a rucula

Sabor picante

A rúcula é uma hortaliça originária da Região Mediterrânea, muito popular nas regiões de colonização italiana no Brasil. Rica em sais minerais e vitaminas A e C, é apreciada pelo sabor picante e cheiro agradável e acentuado.
Pertence à família Brassicácea, a mesma da couve, couve-flor, repolho e brócoli. As hortaliças desta família possuem substâncias importantes para a manutenção da saúde, por isso inclua várias vezes por semana pelo menos uma hortaliça
desta família no seu cardápio.

COMO COMPRAR

As maiores ofertas e os melhores preços ocorrem de maio a outubro.
A rúcula também é vendida na forma minimamente processada, ou seja, já higienizada e embalada, acompanhada ou não de outras hortaliças folhosas. Verifique o prazo de validade, e não compre se houver líquido amarelado no fundo da embalagem e se as folhas estiverem sem brilho, com pontos escuros nas bordas, ou se o produto não estiver refrigerado.

COMO CONSERVAR

A rúcula tem pequena durabilidade após a colheita, por isso compre somente o necessário para consumo imediato. Em condição ambiente, o produto pode ser mantido no máximo por um dia, desde que colocado em local bem fresco, com a parte de baixo em uma vasilha com água.
Em geladeira o produto deve ser acondicionado em saco de plástico ou vasilha tampada, e mantido por até 4 dias. Se lavar o produto antes de armazená-lo, escorra bem a água de levagem antes de embalá-lo.
COMO CONSUMIR

A rúcula é tradicionalmente usada crua em saladas, temperada com azeite, sal e limão. Pode substituir ou ser misturada ao agrião, alface e chicória. A mistura com folhas de sabor mais suave, como o alface, é especialmente indicada para as pessoas que consideram o sabor da rúcula muito acentuado.
Também pode ser usada como ingrediente de tortas, quiche, lasanhas, sanduíches e bolinhos. Sempre que possível, acrescente a rúcula ao final do preparo do prato, de modo a reduzir o tempo de cozimento das folhas.
Quando consumida crua, a rúcula deve ser previamente lavada em água corrente e em seguida higienizada. Para isso, deixe as folhas de molho em solução de água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada) por 30 minutos. Após, enxagüe-se com água filtrada. Este procedimento é importante para eliminar as bactérias, os vermes e outros organismos presentes nas folhas.

DICAS

* A rúcula é um excelente acompanhamento de carnes de churrasco.
* Temperos que combinam: sal, alho, cebola, cheiro-verde, limão, azeite e vinagre.
* O suco de rúcula, combinado com agrião, é usado na medicina popular para a desitoxicação do organismo. Misture-o com suco de laranja ou cenoura para disfarçar o gosto forte da rúcula.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Miss Brasil 2009 é eleita numa festa sem brilho

Já se foi o tempo em que concurso de Miss reunia milhares de pessoas em torcidas, festas com muito confete e serpentina, como se fosse o maior acontecimento do mundo. No último sábado, Larissa Costa, Miss Rio Grande do Norte, foi eleita Miss Brasil 2009 numa festa sem brilho, com cara de requentada, entre 27 candidatas apenas bonitinhas, nenhuma delas com o "tchan" de Marta Rocha, Vera Fisher, Yeda Vargas, Adalgisa Colombo e outras misses que marcaram época.

Bom, a festa teve erros, sim. Mas não foi exatamente a escolha da vencedora que, pelo menos esse ano, quebrou a guia rio grande do sul-minas gerais que vem marcando o concurso a vários anos. A menina potiguar é pedagoga, articulada, simpática e deu uma entrevista precisa sem excesso de louvor a Deus, como Miss Distrito Federal, ou sem "micos" como o de dar "parabens" a Airton Sena, como disse Miss Pará em sua atrapalhada entrevista. A Miss Minas Gerais, Fernanda Morais, era bonitinha e parecia esperar ganhar. Mas não ganhou.

Não foi a siliconada e plastificada Miss Brasil 2008, a gaúcha Natalia Anderle, a passar a faixa a nova miss que, segundo expert em concursos, deveria ser apontada como Miss Brasil-Universo, já que há outros concursos para eleger representantes brasileiras a outros concursos, como o Miss Mundo. Quem coroou Larissa Costa foi a Miss Universo do ano passado. Larissa recebeu 200 mil em premios e vai as Bahamas em agosto representar o Brasil no Miss Universo.

***
O evento Miss Brasil 2009 teve vários pecados. Um deles foi a inclusão do dono da Gaeta Produções entre os jurados. Para alguns observadores soou estranho. Naila Micherif mais uma vez se mostrou uma apresentadora sem sal e atrapalhada com scripts. O figurino das misses não foi dos melhores. Alguns vestidos de noite estavam bizarros e as cores dos vestidos casuais não favoreceu.

Mas, a grande façanha do Miss Brasil é resistir e sobreviver num mundo em que a Rede Globo e os realities shows transformam qualquer "mocréia" em celebridade e beldade da noite para o dia.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Traje típico: as misses em suas fantasias (e alguns delírios)

No começo, era a simplicidade e a baiana. É só conferir no Modelito que Marta Rocha usou em 1954



Em 1966, Ana cristina Ridzi inovou e usou um modelo inspirado no calçadão de Copacabana.



Tres anos antes, Vera Lucia Maia homenageou outro ícone da cultura brasileira: o índio.



Nos anos 80, Eveline Schroeter homenageou a Bahia de suas origens e vestiu-se de baiana no Miss Universo.



Nos ultimos anos, os trajes se tornaram mais "viajantes". Renata Fan usou este aqui



O traje da Miss Brasil 2008 era tudo menos típico. Uma coisa verde de gosto duvidoso (minha opinião, desculpe quem não concordar) mistura de Ursula da Pequena Sereia com fantasia categoria originalidade do Teatro Municipal.



O pior é que perto de outras bizarrices, no concurso de Miss Universo, a Miss Brasil (que aliás não foi classificada) era até discreta. É só ver a fantasia da Miss Tailândia (tartaruga ninja?)



Ou mesmo a índia cheia de piercings da Miss Venezuela (horrivel)



Quanto ao que andaram publicando na net, a fantasia da Miss Afeganistão... Bom, só pode ser brincadeira de mal gosto e uma tremenda falta de respeito com o sofrimento das mulheres afegãs, vítimas há anos da guerra e do talibã.



Fatima Dannemann

Serviço: O Miss Brasil acontece sábado, 22 horas, em São Paulo e será transmitido pela TV Bandeirantes.